Brócolis cozido no vapor é a melhor cura para o excesso de indulgência que eu conheço. É limpo, saudável, rico em vitamina C, proteína (45% das calorias do brócolis são de proteína) e fibra.

Como cozinhar brócolis no vapor para que saia perfeitamente todas as vezes?

A coisa mais importante a saber sobre cozinhar brócolis no vapor é que cozinhar o brócolis por mais de sete minutos no máximo corre o risco de cozinhá-lo demais.

Depois de sete minutos, o brócolis ficará verde oliva, em vez daquela linda cor verde vibrante que queremos.

Como cozinhar brócolis no vapor

Deliciosa receita básica de brócolis no vapor! Como cozinhar brócolis no vapor rapidamente.

Deixe a água do vapor quente e fumegante primeiro, antes de adicionar os brócolis à cesta do vapor . Uma maneira rápida de aquecer a água é usar uma chaleira.

Defina seu timer para apenas cinco a seis minutos. Flores menores de brócolis frescos jovens podem precisar de apenas cinco minutos para cozinhar, flores maiores de brócolis mais maduros precisam de seis.

Eu recomendo começar com cinco e depois testar o brócolis com um garfo para ver se está cozido.

Quanto a servir o brócolis, a maneira mais fácil de servir brócolis é pontilhar com um pouco de manteiga. Minha maneira favorita de comer brócolis é misturá-lo com muita pimenta do reino moída na hora e polvilhar com um pouco de vinagre.

Ingredientes

  • 1 maço de brócolis
  • Opcionais:
  • Azeite, manteiga ou maionese
  • Pimenta do reino moída na hora
  • Raspas ou sumo de limão, vinagre balsâmico, vinagre
  • Castanhas torradas
  • Sementes de gergelim torradas

Como cozinhar brócolis no vapor

Corte as coroas dos grandes caules dos brócolis. Divida a coroa em floretes do tamanho de uma mordida. Lave bem os floretes de brócolis.

Descasque e descarte a pele externa grossa das hastes. Corte os talos ou corte-os em quartos no sentido do comprimento.

Coloque água em uma panela com um vaporizador e deixe ferver. (Observe que, se você não tiver um vaporizador, pode simplesmente colocar o brócolis diretamente na água fervente.)

Adicione o brócolis ao vaporizador e tampe; reduza o fogo para médio e deixe cozinhar por 5-6 minutos.

O brócolis está pronto quando você pode furá-lo com um garfo. Assim que for perfurável, retire do fogo, coloque em uma travessa.