como fazer pão sofadinhopãopao caseiropão sofadinhopão sovadinho caseiroReceitasReceitas com Massas

Pão Sovadinho Caseiro com receita simples e muito gostosa, veja como fiz!

Pão sovadinho caseiro com receita simples e muito gostosa, veja como fiz!
Pão sovadinho caseiro com receita simples e muito gostosa, veja como fiz!

Eu amo fazer meu próprio pão, sempre faço Pão Sovadinho Caseiro . Lá no Sul do pais esse tipo de pão é chamado de cassetinho ou sovadinho. Uso ingredientes caseiros que sempre encontramos em nossos armários. Veja como os ingredientes são simples e fica muito saboroso.

Ingredientes para 30 Pão Sovadinho Caseiro

  • Farinha de trigo 1 kg
  • Ovo 1
  • Sal 1 colher (sopa) rasa
  • Açúcar 1 colher (sopa) cheia
  • 3 colheres de leite em pó ou 300 ml de leite liquido
  • 4 colheres de óleo de milho
  • Água filtrada o quanto bastar
  • 10 gr de fermento biológico seco instantâneo ( 1 pacotinho)

Modo de fazer Pão Sovadinho Caseiro

Em primeiro lugar, pegue uma tigela grande. Logo depois comece colocando o ovo, abra ele em uma tigela pequena para não ter nenhuma surpresa.
Então adicione o sal, açúcar, óleo, leite em pó, a farinha e por último o fermento. Se usar leite liquido, só coloque depois do fermento.

Assim que colocar todos os ingredientes, vai colocando aos poucos a água até obter uma massa macia e fácil de manusear. Tenha cuidado para não ficar muito mole, como também não pode ficar uma massa muito espessa.

Então, depois de misturado tudo muito bem, comece a sovar a massa até ficar fofinha. Eu costumo usar um sovador de pão manual, mas caso você não tenha em casa, terá que sovar na mão mesmo.

Coloque a massa em cima da mesa higienizada e vai sovando até sentir que a massa está lisa e aparecendo alguns furinhos. É esse ponto que a massa está pronta para ser moldada.

Em seguida, pegue um tabuleiro grande que caiba mais ou menos 30 pãezinhos e unte com óleo.

Agora vai cortando a massa em pequenas porções e formando rolinhos pequenos em formato de pão. Enfarinhe levemente a mesa e vai deixando um ao lado do outro. Quando todos ficarem prontos e não sobrar massa, então vai colocando no tabuleiro um ao lado do outro. Mas lembre-se de deixar um espaço entre um e outro porque irão dobrar de tamanho.

Hora de colocar o pão sovadinho para crescer

Tendo colocado toda a massa em formato de pão sovadinho caseiro na forma, então coloque uma toalha para cobrir e leve ao forno para crescer. Não ligue o forno enquanto os pães estiverem crescendo.

Assim que os pães dobrarem ou triplicarem de tamanho, então retire a toalha de cima e ligue o forno a 170 graus por ais ou menos 40 minutos.

Fique de olho para que os pães não assem demais. Devido a temperatura de fornos serem diferentes, você perceberá que estão prontos quando estirem dourados claros.

Neste momento, desligue o forno e com a ajuda de pegadores retire a forma do forno e assim deixe esfriar os pães caseiros.

Pão Sovadinho Caseiro
Pão Sovadinho Caseiro

Enfim está pronto, agora é só desgrudar um do outro e armazenar em sacos especiais para congelamento.

Como rende mais ou menos 30 pães, eu costumo separar de 10 em 10. Dará 3 pacotes de 10 pães cada um. Então congele 2 e 1 deixe fora da geladeira para ser consumido no dia.

Para descongelar, basta retirar algumas horas antes de comer do frízer. O descongelamento então, será natural e o pão sovadinho caseiro, estará fofinho como no dia que foi feito.

Leia mais

Gostou? Então faça aí em sua casa também e depois nos conte como foi a sua experiência com essa receita simples e muito saborosa de pão sovadinho caseiro. Compartilhe com seus amigos e veja as outras receitas muito gostosas do nosso site.

LER MATERIA COMPLETA...
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios