PãesReceitas Salgadas

Pão de Fubá macio e fofinho, não precisa sovar

O Pão de Fubá macio e fofinho é uma excelente opção de receita pra você preparar em sua casa e servir no café da manhã ou lanche da tarde, eu tenho certeza que o resultado vai agradar à todos.

A receita que apresentaremos é uma versão simplificada do pão de fubá, ideal para aqueles que desejam desfrutar de um pão caseiro fresquinho, sem o trabalho de sovar a massa.

Confira o passo a passo abaixo e mãos na massa, só não esqueça de enviar o feedback de vocês pra gente.

Ingredientes da receita de Pão de Fubá macio

  • 1 xícara (chá) de leite morno
  • 1 sachê de fermento biológico seco
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 5 colheres (sopa) de óleo
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de fubá fino peneirado
  • 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (aproximadamente)

Obs.: a medida da xícara é de 240ml.

Modo de preparo do Pão de Fubá macio

Pão de Fubá macio e fofinho

Numa vasilha, coloque o leite morno (não pode ser quente) e adicione o fermento biológico seco, mexendo para dissolver bem.

Transfira para uma bacia e adicione, misturando a cada adição: o açúcar, o óleo, o ovo, o sal, o fubá fino peneirado e aos poucos a farinha de trigo peneirada, misturando tudo muito bem, primeiramente com uma espátula ou colher e em seguida com as mãos, até incorporar toda a farinha. Não há necessidade de sovar a massa.

O ponto correto da massa é quando ela não gruda mais em suas mãos.

Por isso é fundamental acrescentar a farinha de trigo aos poucos, apenas até dar o ponto, para não colocar demais e o pão ficar muito seco. A quantidade pode variar conforme a marca da farinha e o tamanho do ovo.

Forme uma bola com a massa e deixe na bacia, cobrindo-a com um pedaço de plástico para não ressecar e um guardanapo limpo. Deixe em repouso durante 20 minutos.

Após esse tempo, passe a massa para uma bancada levemente enfarinhada e, para fazer 2 pães grandes, separe-a em 2 pedaços.

Abra cada uma das partes com o auxílio de um rolo e depois enrole os pães, apertando bem com as mãos a parte da emenda para não abrir na hora de assar.

Transfira a massa para formas de pão antiaderentes. Se suas formas forem de alumínio, unte com manteiga ou margarina, antes de acomodar os pães, deixando a emenda virada para baixo.

Com o auxílio de uma gilete para essa finalidade ou com uma faca afiada, faça alguns cortes na superfície dos pães.

Deixe crescer até dobrarem de tamanho, por cerca de 1 hora, cobrindo com um guardanapo. Esse tempo pode variar conforme a temperatura do clima.

Após crescerem, polvilhe sobre eles com uma peneira, uma misturinha de farinha de trigo com fubá.

Leve ao forno pré-aquecido para assar por cerca de 35-40 minutos, dependendo da potência do seu forno. Retire, aguarde amornar, desenforme, sirva e se delicie com seu maravilhoso pão de fubá, que fica um arraso.

Rendimento: 2 pães grandes ou vários pães pequenos, do tamanho de sua preferência.

Gostou da Receita de Pão de Fubá macio? COMPARTILHE com seus familiares e amigos!!

LER RECEITA COMPLETA...

RECEITAS RELACIONADAS

Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend