Graças ao betacaroteno contido na cenoura, conseguimos fazer com que nossa pele exiba um leve tom bronzeado, sem necessidade de nos expormos ao sol.

Mas, não se exceda, afinal, a pele pode acabar ficando cor de laranja.

Como fazer um sabonete caseiro de cenoura para cuidar da pele?

O sabonete é um produto de limpeza que, obviamente, não pode nos faltar, já que nos ajuda a remover a sujeira e todas as impurezas que se acumulam na pele e que podem acabar deixando um odor desagradável no corpo.

Atualmente, este produto pode ser encontrado em qualquer supermercado, de diversas formas, tamanhos, aromas; porém, muitos deles são fabricados com químicos que podem alterar o pH da pele e que podem diminuir os óleos naturais do corpo, causando diferentes alterações cutâneas.

Para evitar os riscos ao usar sabonetes químicos,existem algumas alternativas naturais que podem limpar a pele e oferecer nutrientes para seu cuidado e proteção.

Este é o caso do sabonete caseiro de cenoura e mel, que combina as propriedades destes dois ingredientes para criar um maravilhoso limpador facial e corporal livre de químicos agressivos.

Benefícios do sabonete caseiro de cenoura

A combinação de cenoura, mel de abelha e outros ingredientes naturais, faz com que esse sabonete tenha uma poderosa ação antienvelhecimento e hidratante, ideal para o tipo de pele que tende a se ressecar ou sofrer de alterações como a acne.

Tem propriedades antioxidantes que contribuem para reparar as células danificadas e detém o impacto negativo dos radicais livres, que é uma das causas número um do envelhecimento.

cenoura-ccharmon-500x333

Cenoura, seu ingrediente principal

O ingrediente ativo deste sabonete caseiro é a cenoura, conhecida há muito tempo por seus múltiplos benefícios para a pele.

Suas principais aplicações cosméticas devem-se ao seu alto teor de betacaroteno e antioxidantes, que oferecem proteção extra à pele perante os danos causados pelos raios ultravioleta e a contaminação ambiental.

O betacaroteno é um composto que ajuda a manter o tom da pele e nos permite conseguir um leve tom bronzeado sem a necessidade de se expor ao sol.

Mas não deve ser usado em excesso para que a pele não fique com uma cor laranja amarelada onde geralmente é branca.

Por ser rica em água e vitaminas, esta hortaliça também ajuda a restaurar o pH da pele, ao mesmo tempo em que contribui para a diminuição do excesso de gordura e acne.

Se não for suficiente, suas vitaminas, minerais e antioxidantes, aceleram o processo de recuperação da pele e reduzem as cicatrizes.

Como fazer o sabonete caseiro de cenoura?

Como-preparar-este-sabonete-caseiro-de-cenoura-500x346

O sabonete caseiro de cenoura é muito fácil de preparar e os ingredientes podem ser encontrados no supermercado a preços muito baixos.

A cor do sabonete pode variar, segundo a qualidade de cada um dos ingredientes.

Ingredientes
  • 300 ml de óleo de coco
  • 400 ml de azeite de oliva
  • 100 ml de óleo de amêndoa
  • 200 ml de água do cozimento das cenouras
  • 100 g de cenoura em forma de purê
  • 110 g de soda cáustica
  • ½ colher de sopa de mel puro
  • 10 gotas de óleo essencial de semente de cenoura
Preparo

Antes de começar a preparar o sabonete caseiro, assegure-se de usar luvas, estar em um espaço adequado para manipular os ingredientes e usar utensílios de madeira.

  • 1º passo. Coloque os 100 gramas de cenoura para ferver em um recipiente com água, quando estiverem moles, retire e faça um purê com a ajuda de um garfo.
  • 2º passo. Em outro recipiente, coloque o purê de cenoura e os 200 ml da água que foi usada para cozinhar a cenoura.
  • 3º passo. Adicione a soda cáustica com muito cuidado e, enquanto fizer isso, mexa a mistura com uma colher de madeira. Deixe a preparação repousar por alguns minutos.
  • 4º passo. A seguir, comece a adicionar o óleo de coco, o azeite de oliva, o mel e as gotas de óleo essencial de cenoura.
  • 5º passo. Mexa tudo com a colher de pau e observe como começa a aumentar a consistência.
  • 6º passo. Coloque a mistura em moldes de silicone para dar forma aos sabonetes e deixe endurecer por no mínimo dois dias antes de usar.

O resultado será um sabonete sem compostos químicos, feito com ingredientes que oferecem grandes benefícios à pele. Pode ser usado para lavar o rosto todos os dias, ou substituir o sabonete corporal.

Para conservar melhor, evite deixar em locais úmidos e procure pôr em um recipiente hermético ou na saboneteira após o uso