As melhores receitas estão aqui!

Chá de jurubeba: benefícios e como tomar

O chá de jurubeba é um remédio natural que ajuda no tratamento de várias doenças. Claro, deve ser consumido depois de conversar com o médico, especialmente se o paciente tem alguma condição crônica e toma remédios.

Mas, usando da forma adequada, pode trazer ótimos resultados. Saiba mais sobre os benefícios dessa planta e como preparar o chá.

Características da jurubeba

Pode ser que você conheça essa planta por algum outro nome popular que ela tem, como jubebe, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba e jurupeba.

Seja qual for o nome, essa planta medicinal tem gosto amargo e, além de ser usada como remédio, é matéria-prima para bebidas alcoólicas e conservas.

O poder medicinal da jurubeba é comprovado, tanto que ela faz parte da relação de plantas do Sistema Único de Saúde (SUS) para o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos, feitos à base de plantas.

Formas de uso

Para o uso medicinal, pode-se fazer o chá de jurubeba para problemas no fígado ou estômago, febre, artrite, bronquite ou tosse, como diurético e tônico.

cataplasma são as partes da planta que você descarta depois de coar o chá. Não descarte, pois também é remédio para passar na pele com acne, feridas e contusões.

Tem também o suco de jurubeba, indicado para anemia, tosse, bronquite, infecção na bexiga ou no trato urinário.

tintura – que você pode comprar na farmácia, loja de produtos naturais ou ervanário, serve como descongestionante, diurética, estimula as funções digestivas e no tratamento de problemas no fígado e anemia. O uso deve ser com prescrição médica, pois as doses variam.

Benefícios

O chá de jurubeba é anti-inflamatório, diurético, descongestionante e digestivo. Ajuda a desobstruir e proteger o fígado, tem efeito laxante e contra febre.

Então, a planta é boa para tratar gases, sensação de queimação no estômago, bronquite, tosse, problemas no fígado, anemia e artrite. Para cada finalidade, uma parte diferente da jurubeba deve ser usada.

Como fazer chá de jurubeba

chá de jurubeba

Ingredientes

  • Folhas, frutos ou flores de jurubeba: 2 colheres de sopa;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver. Quando levantar fervura, adicione a jurubeba e deixe ferver por 5 a 10 minutos.
  2. Desligue o fogo, tampe e deixe 10 minutos descansando.
  3. Depois, é só coar e beber o chá. A dose máxima é de 3 xícaras por dia, do chá morno e sem açúcar. O tratamento deve durar no máximo 1 semana. Mais do que isso, corre risco de intoxicação.

Possíveis efeitos colaterais

Por mais que seja um chá natural, precisa ter cuidado para não tomar em excesso.

A jurubeba não deve ser usada por mais de 1 semana devido ao risco de causar efeitos colaterais, como diarreia, gastrite, náusea ou aumento das enzimas do fígado.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Por precaução, use o chá só depois de conversar com seu médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Share via
Send this to a friend